Prêmio Encontros Criativos elege projeto de reutilização de madeiras em SP pelo melhor impacto social

Prêmio Encontros Criativos elege projeto de reutilização de madeiras em SP pelo melhor impacto social

Encontros Criativos é o nome do projeto entre a prefeitura da cidade de Santos, litoral de São Paulo, com o Club Design Litoral Paulista, que recolhe madeiras pelas ruas através do serviço municipal da cidade de Santos e as leva para um local chamado EcoFábrica Criativa.

Lá, a matéria-prima oriunda das ruas é selecionada, limpa e organizada por tipo de madeira.

Na etapa seguinte, a equipe do Club Design começa a desenhar os móveis, que serão desenvolvidos pelos alunos da EcoFábrica. Designers e arquitetos acompanham o processo de fabricação dos móveis que serão expostos ao público. O material que não é vendido, tem como destino lojas parceiras do projeto. O dinheiro arrecadado com as vendas retorna para a EcoFábrica e é investido na continuidade do projeto.

Os alunos participantes da iniciativa tem acesso ao aprendizado através do uso de ferramentas simples que permitem a maior assimilação, além de conhecerem profissionais do ramo para um maior estímulo na área.

Trata-se de um projeto sustentável que capacita jovens e estudantes a ingressarem num mercado promissor. O idealizador do projeto é o arquiteto, designer e pesquisador, Álvaro Guillermo, que garante que a EcoFábrica é “um projeto com alma, a alma brasileira de quem junta pedaços e faz algo novo e criativo. Trabalhamos a matéria descartada, desconsiderada e incorreta; e, com ela, criamos algo de valor”.

Segundo o júri, o projeto “tem sustentabilidade em seu DNA. Madeira desperdiçada é transformada por cidadãos desprivilegiados em produtos que podem ser vendidos. Criativo e bem pensado!”

E você? Já pensou em criar seu próprio projeto sustentável?

[fbcomments url="" width="100%" count="off" num="10" countmsg="wonderful comments!"]

Postar um comentário