Zona Norte do RJ – Projeto Caixolas da Alegria distribui livros infantis em 10 pontos

Zona Norte do RJ – Projeto Caixolas da Alegria distribui livros infantis em 10 pontos

Com caixotes de feira pintados por crianças com a ajuda de voluntários, o projeto Caixolas da Alegria são como pequenas bibliotecas distribuídas por dez pontos nos bairros Irajá e Colégio, na Zona Norte do Rio.

Marianna Valente, 36 anos, socióloga, percebeu a falta de acesso à leitura das crianças da região. Desde abril, com ajuda de recicladores, cerca de 300 livros foram captados e todos os sábados as caixas são reabastecidas com novos exemplares. As minibibliotecas, ficam durante toda a semana em pontos como escolas, clubes e até salões de beleza, são um sucesso absoluto.

“Fazemos as oficinas, uma vez ao mês, com grupos de até 10 crianças. Isso gera uma sensação de pertencimento a elas. Sabem de onde as caixolas partem”, explica Marianna.

“Tivemos o receio de que uma criança pudesse, de uma vez só, pegar dez livros. Mas não é o que tem acontecido”, conta Marianna.

Com o uso da hashtag #caixolasdaalegria, o projeto pretende que a ideia inspire a multiplicação de muitas minibibliotecas.

Se você gostou da iniciativa e quer fazer uma doação, anote o endereço: Estrada do Barro Vermelho, 1.866, Colégio – Clube Colégio F.C.

Você pode ainda ligar para o grupo pelo 99103-3482 e combinar com um dos voluntários um bom local de recolhimento da sua doação.

Você também pode se tornar voluntário do projeto através do site Atados.

É a leitura fazendo a vida das crianças ser mais criativa e positiva!

[fbcomments url="" width="100%" count="off" num="10" countmsg="wonderful comments!"]

Postar um comentário